sábado, 6 de outubro de 2007

Entrevista - Merc. Nobreza



Entrevista

Local: Mercadinho Nobreza

Entrevistado: Vinicios

Perguntas

1.Qual o produto que no seu mercado nos últimos meses teve um crescimento notável na carga tributaria?

R: Na minha opinião o produto que teve, digamos assim uma alta notável foi o leite, que aumentou mais de trinta ou quarenta por cento, mais isso se deu pela falta de própria meteria prima. Quanto à questão dos impostos isso varia muito de época ou mesmo da entressafra do produto.

2. Você tem conhecimento dos impostos que pagamos em cima dos produtos comercializado que em seu estabelecimento?

R: Os produtos hoje têm dois tipos de impostos o federal e o estadual. Só que existe produtos que são contabilizados apenas impostos estaduais e outros produtos que são contabilizados estaduais e federais, que são os produtos comprados fora do estado da propriedade. Por exemplo: Eu estou na Bahia e vou comprar uma mercadoria no espírito santo. O meu imposto aqui, eu tenho 17% de crédito sendo que lá eu tenho que abater 12%, então no caso eu vou pagar 5% de diferença de um estado para o outro.

3. Qual é a sua opinião sobre as altas taxas de tributarias brasileiras?

R: Essa questão das taxas tributaria brasileira, eu acredito que quem sofre mais ou sente mais são os mercados menores como o meu ou ainda menores. Porque os mercados maiores repassam todos os impostos que vem para eles que são incluídos nas mercadorias, e a gente as veses incluiu os impostos mais tem que diminuir o lucro. No caso do meu estabelecimento eu considero que a taxa tributária aqui e razoavelmente média.

4.Como este estabelecimento se apresenta diante dos impostos que você tem que apagar?

R: Cada caso é um caso.A mercadoria a gente tenta segurar o preço até onde agente puder, então é o seguinte, se essa mercadoria teve uma alta em um mês e você acha que no outro mês ela vai abaixar novamente, a gente prefere deixar a mercadoria como o mesmo preço é que a imposta não muda é o preço que aumenta ou abaixa, diminuiu o nosso lucro e aguarda se vai ter um novo aumento ou não.

5. Qual a obrigação do supermercado mediante a obrigação de obter lucros mesmo pagando altos impostos?

R: Na questão de obrigação de ter lucros eu diria que para entrar na “briga” com os mercados maiores, agente precisa dar condição de ter clientes que chegam no próprio mercado e compare o preço com o mercado maior e reparar que a diferença pelo fato do mercado ser menor tem condições de vender no mesmo preço ou ter uma diferença mínima de dois, cinco ou dez centavos.

Nenhum comentário: