domingo, 16 de setembro de 2007

Custo de vida baseando-se em cesta básica (Matriz de impostos)

Turma 2ºD

Assunto e tema: Custo de vida baseando-se em cesta básica (Matriz de impostos)

1ºPasso:Encontrar todos os impostos federais, estaduais e municipais que existem. Dentre alguns produtos que já sabemos que compõe uma cesta básica, procurar saber mais sobre impostos cobrados em determinados produtos (18/08/2007).

Nossa turma (2ºD) ficou responsável por determinar matriz de impostos.

Após o professor iniciar o projeto relacionado à estatística, do qual todos os alunos se mostraram devidamente animados e encorajados, resolvemos nos colocar em círculo e discutir uma forma legal de resolvermos o 1º passo.

Decidimos então, dividir a turma em 4 grupos* já que a sala devia ter 43 alunos; cada grupo ficou com 10 a 11 componentes.

Cada grupo ficaria responsável por um dos impostos sendo que o quarto (4º) grupo ficou responsável pelos produtos que já se sabe que compõe uma cesta básica.

Ficou assim estabelecido.

Por: Rhaiane Maria


Objetivo: Colocar em prática

Na aula de segunda-feira reunimos cada grupo para decidirmos a melhor forma de pesquisa e para ouvir diferentes sugestões a respeito do projeto (20/08/2007).

Grupo 1:Impostos Federais

Componentes:Edcarlos, Marcellie, Kamila e Katiane.

O grupo se reuniu na sala e ficou decidido alguns componentes para irem no escritório de contabilidade já que o grupo é um pouco grande, não é necessário todos irem.

À tarde fomos no escritório “Contabilidade Berto” e pesquisamos os impostos federais e o que suas siglas significam.

Grupo 2: Tributos Estaduais

Componentes: Bruno,Carlos Felipe, Felipe Costa,Gérlis,Gustavo, Guilherme, Lineke, Rafael,Simeão,Tiagos e Wesley.

O Grupo se dividiu em dois subgrupos para poder começar a debater como e sobre o que iriam pesquisar, ficou decidido durante a aula quais componentes iriam fazer as entrevistas.

Cada subgrupo se reuniu à tarde numa casa e comunicando o que então eram decididos por cada um, integrando todos os componentes do grupo no projeto

Mesmo com algumas dificuldades de achar sobre o conteúdo os subgrupos pesquisaram e tudo que encontraram foi registrado concluindo a etapa do projeto.

Grupo 3: Impostos Municipais

Componentes:Ana Letícia, Felipe O., Higo Dias, Jefferson, Manuela, Maria Aparecida, Mayara, Samille, Rhaiane Maria, Thaciana e Udjonathan.

O grupo decidiu pesquisar os impostos municipais na prefeitura e em escritórios de contabilidade.Para isso o grupo foi dividido em três (3) subgrupos aonde um grupo irá para a prefeitura e os outros dois para os escritórios de contabilidade.

Cada subgrupo contém: 1 fotografo, 1 entrevistador, e 1 relator.

Grupo 4: Matriz de Imposto

Componentes: Danielle, Gilielle, Henrique, Jéssica Ferreira, Jéssica de Jesus, Raiane Macedo, Susy e Vanessa.

O grupo procurou decidir quais os recursos e processos á utilizar no 1º passo do projeto. Vários componentes do grupo deram suas sugestões. Foi pensada a possibilidade de se fazer uma entrevista com um contador, para poder entender o que é “Matriz de imposto,” e também buscar a opinião do mesmo; ressaltamos a possibilidade de se gravar a entrevista em vídeos para ser exposto aos alunos da classe.

Chegamos ao consenso de que será realizada a entrevista, e assim registraremos através de fotos.


Rhaiane saiu de grupo em grupo na aula e perguntou qual seria a forma de pesquisas.

Ela pode perceber ao observar a turma que os alunos estão realmente engajados a fazer o melhor.

A turma queria agir rápido, ir as ruas, mostrar as caras. Queremos visitar escritórios de contabilidade, entender mais sobre impostos.

Ficou decidido que todos os grupos iam procurar o Maximo possível sobre os impostos e após o professor Leôncio apresentar a carta autorizando a visitar estabelecimentos que mexem exatamente com o assunto, vamos procurar saber o máximo possível.

Tudo que for conseguido nessas pesquisas de campo será arquivado para enriquecer o projeto.

Por: Rhaiane Maria





Objetivo: Separar grupos (4) e distribuir funções com o objetivo de evoluirmos no projeto.(05/09/07)

O professor Leôncio não pode comparecer a escola, pois estava adoentado.Rhaiane então separou 4 grupos dentro da turma e distribuiu funções para cada grupo.

1ºgrupo com o líder Guilherme e mais 11 componentes tem o objetivo de pesquisar em livros, Internet, revistas, etc..., coisas que tenham a ver com o projeto. Rhaiane também passou para o grupo uma lista de impostos, taxas e contribuições para que a pesquisa seja feita em cima deles.

2º grupo com a líder Rayane Macedo e mais 9 componentes tem como objetivo organizar formulários e entrevistas para pesquisa de campo dentre outras funções. Rhaiane também passou a mesma lista para que tudo seja feito com base nos impostos. Houve reclamações da função pelo grupo que alegaram haver mau distribuição de funções dos demais grupos.

3º grupo com o líder Felipe Oliveira e mais 9 componentes tem como objetivo de processar e organizar todo o material obtido pelos demais grupos, dentre outras funções, também foi passado ao grupo as listas de tributos. O grupo demonstrou demasiado interesse e entusiasmo.

4º grupo com o líder Higo Dias e mais 9 componentes ficou responsável por registrar e “costurar” todo o processo de produção, dentre outras funções. O grupo também recebeu aa lista de tributos.

Os grupos se reuniram e formaram subgrupos dentre eles.

A sala em si mostrou um desenvolvimento bom e procuraram saber a essência do projeto.

Por: Rhaiane Maria




Nenhum comentário: